Câncer é a maior causa de morte por doença de crianças no Brasil

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil tem programação especial na AACC/MS para conscientizar população


O dia 23 de novembro é uma data importante para as crianças e adolescentes do país, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI).
O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 5 e 19 anos.  A boa notícia é que ele tem cura, em Mato Grosso do Sul, por exemplo, ela chega a 70% dos casos e o intuito é melhorar esse índice.


Assim como a AACC/MS, mais de cem instituições atuam no país para garantir à criança com câncer atendimento qualificado e especializado. Todos os anos, nessa época, a instituição lança uma campanha na qual foca em divulgar os principais sinais e sintomas da doença para a população, pois sem exames preventivos como no câncer no adulto, esta é a forma mais rápida de contribuir para o diagnóstico precoce.
Além disso, durante o ano a equipe da AACC/MS percorre o interior do estado com o projeto “Fique de olho, pode ser câncer infantojuvenil”, fazendo capacitações aos profissionais de saúde com o intuito de intensificar o conhecimento, orientar sobre a importância do diagnóstico precoce e também explicando que é fundamental ficar alerta para qualquer sintoma diferente na criança ou adolescente.


É importante estar atento e realizar uma investigação mais minuciosa caso a criança apresente perda de peso, palidez inexplicada, manchas roxas, sangramentos pelo corpo sem machucados, febre prolongada de causa não identificada, vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão, perda de equilíbrio, dores nos ossos ou juntas com ou sem inchaço, caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga, crescimento dos olhos podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.

 

Campanha - A AACC/MS, com o intuito de divulgar esses sintomas e sensibilizar pais, responsáveis e profissionais de saúde em uma atenção especial às crianças e adolescentes, promove a Semana Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil com atividades especiais.

 

Acesse www.aacc-ms.org.br, conheça os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e em caso de suspeita ligue 3322-8000.

Confira a programação:


20/11 – Terça-feira
8h às 9h - visita de Policiais participantes da campanha “Policiais contra o câncer infantil” à Casa de Apoio da AACC/MS.


09h30 às 11h - visita de Policiais participantes da campanha “Policiais contra o câncer infantil” ao ambulatório e no CETOHI – Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil no Hospital Regional de MS- Rosa Pedrossian.


21/11 – Quarta-feira
13h às 15h - visita da equipe de atletas da “CBVP Open 2018/2019 - 3a etapa Campo Grande (MS)” de Vôlei de Praia à Casa de Apoio da AACC/MS.


22/11- Quinta-feira
07h30 - encontro dos Policiais, funcionários e voluntários da AACC/MS no Hemosul para doação de sangue.


23/11 – Sexta-feira
A partir das 15h - comemoração do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI) na AACC/MS.

FACEBOOK

INSTAGRAM