Era uma vez, um grupo que queria fazer o bem…

A Associação das Crianças com Câncer (AACC/MS) nasceu em 29 de março de 1998, com uma missão nobre: cuidar de crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos vindos de todas as cidades de Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas. Sem fins lucrativos, sua atividade principal é a Assistência Social, classificada como “Abrigo Institucional Provisório-Alta Complexidade”, e suas atividades secundárias são a Saúde e Trabalho/Renda.

Sempre na vanguarda, a AACC/MS foi a primeira organização beneficente no estado a assinar, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, assumindo, assim, o compromisso de contribuir com a qualidade de vida e a saúde, em consonância com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, criadas pela ONU, com destaque para a meta de número 4, referente à redução da mortalidade infantil.

A AACC/MS possui sede própria desde 2002 e contempla: Casa de Apoio, Administrativo e Captação de Recursos.

Na Casa de Apoio atua a equipe multiprofissional da instituição, no setor administrativo estão alocados os seguintes departamentos: Financeiro, Departamento Pessoal, Suprimentos, Triagem, Voluntariado, Comunicação, Projetos e T.I.

O setor de Captação de Recursos contempla: Bazar e Brechó, Central de Doações, Cantina e Eventos. Saiba mais em: ESTRUTURA.

A AACC/MS presta serviços gratuitos à criança/adolescente com câncer e suas famílias: na Casa de Apoio e no CETOHI, desde sua fundação a taxa de cura subiu de apenas 10% para 70%, graças à parceria com o Hospital Regional de MS.

 

Na Casa de Apoio

Nossa Casa de Apoio é a única no estado a atender crianças e adolescente com câncer, prestando relevantes serviços à família durante todo o tratamento que tem durabilidade média de 2 a 5 anos. Para sua sustentabilidade conta com parcerias, convênios, campanhas, eventos e doações realizadas pela comunidade sul-mato-grossense.

O que acontece na Casa de Apoio:  

  • Acolhida e hospedagem a criança e adolescente com câncer e 1 acompanhante do sexo feminino. A capacidade é 60 leitos;
  • Distribuição de cestas básica e cestas sociais às famílias;
  • Transporte todos os locais necessários para o tratamento, em Campo Grande;
  • Atendimentos Multiprofissionais;
  • Serviço Social;
  • Atividades lúdico-pedagógicas; 
  • Salão de Beleza.

 

 


No CETOHI

A AACC/MS é parceira do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, cujo Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil (CETOHI) é referência em Mato Grosso do Sul no tratamento de crianças e adolescentes com câncer.

No CETOHI atuam médicos especialistas em cancerologia pediátrica, hematologia e hemoterapia, especialistas em transplantes de medula-óssea e suporte da equipe de apoio do HRMS como cirurgiões pediátricos, médicos intensivistas, cirurgiões de tórax, endocrinologitas, neurologistas, entre outros.

Com essa parceria, a AACC/MS:

  • Promove atividades lúdico-pedagógicas oferecidas pela Classe Hospitalar, Brinquedoteca e também, atendimento no isolamento e ambulatório visando a melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes em regime hospitalar, como coadjuvante na cura;
  • Os assistentes sociais oferecem a mesma prestação de serviço da Casa de Apoio;
  • Cedência de profissionais da Equipe Multidisciplinar como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro e assistente social, zelando pela saúde física, emocional e nutricional de pacientes e familiares;
  • Faz aquisição de móveis e equipamentos hospitalares necessários na melhoria do atendimento;
  • Adapta o setor para proporcionar um ambiente lúdico, humanizado, colorido e aconchegante.

 

 

 

 

 

Conselho Fiscal

Catarina Aparecida Butinhol

1º Titular Conselho Fiscal

João Sebastião da Silva

2º Titular Conselho Fiscal

Maira de Lima Silva Andréa

3º Titular Conselho Fiscal

Inacio Leite Reis

1º Suplente Conselho Fiscal

Conselho de Administração

Mirian Fátima Comparin Correa

Presidente

Therezinha de Alencar Selem

Diretora Vice Presidente

Mário Fonseca Filho

Diretor de Manutenção

Marcelo dos Santos Souza

Diretor Clínico

Leonardo Moraes

Diretor Suplente

Rosângela Ferreira Gomes

Diretora de Captação

Joseval da Silva Souza

Diretor Administrativo e Financeiro

Miguel Pontes Brito Pimentel

Diretor de Marketing

Cristina Scaff

Diretora de Voluntariado