A AACC/MS no XVII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica

 

A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) e o Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil (CETOHI) participaram do XVII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, um dos eventos mais importantes para o tratamento do câncer infantojuvenil no Brasil.

O Congresso foi presidido pelo médico oncologista pediátrico Marcelo dos Santos Souza, responsável pelo CETOHI, cuja equipe tem conseguido aumentar ano a ano as chances de cura de crianças e adolescentes de todo o Mato Grosso do Sul.

A AACC/MS deu sua importante contribuição com a mesa A CRIANÇA COM CÂNCER E A ESCOLA, tratada por integrantes especializados de sua equipe Multidisciplinar.

  • A assistente social Rosângela Machado de Barros tratou o tema “A Classe Hospitalar no CETOHI”.
  • A psicóloga Nara Gianotto falou sobre “Integração da Classe Hospitalar e o Setor Multidisciplinar/CETOHI”.
  • E a terapeuta ocupacional Eva Lúcia Nantes Sandim Garcia trouxe o assunto “O lúdico-pedagógico como fator coadjuvante da cura do câncer”.
  • Therezinha Selem, Vice-Presidente da AACC/MS, constituiu o Comitê Multidisciplinar do Congresso, em parceria com Pernambuco e Espírito Santo.

 

“O principal motivo para participarmos de eventos como esse é obter conhecimento e, a partir dele, pensar e escolher o que pode contribuir com a nossa atividade profissional ou até mesmo pessoal. O fato de ser palestrante faz com que o reconhecimento profissional e experiência no setor de atuação seja compartilhado com todos, relatando e dividindo situações vivenciadas no nosso cotidiano.”

Rosângela Machado de Barros – Assistente Social

 

“Para mim foi importantíssima a participação como palestrante esse ano, pois pude mostrar o trabalho desenvolvido em meu setor ludicopedagógico tanto na Casa de Apoio quanto no CETOHI. Além disso, participar como ouvinte também foi muito importante com assuntos pertinentes e semelhantes aos casos encontrados em nossos pacientes.”

Eva Lúcia Nantes Sandim Garcia – Coordenadora Lúdico-pedagógica

 

“Me senti honrada pelo convite, participar do Congresso e poder dividir um pouco de como trabalhamos em equipe no CETOHI é muito importante e válido, com isso podemos incentivar e inspirar nossos colegas que atuam na área. Os aspectos psicológicos interferem diretamente no tratamento oncológico, sendo assim é preciso estar sempre muito atento às emoções dos pacientes e seus gatilhos. Um acompanhamento próximo é primordial para contribuir ao máximo e de forma positiva no gerenciamento dos pensamentos e emoções dessas crianças tão especiais.”

 Nara Gianotto – Psicóloga