Instituição já atendeu mais de 3 mil crianças e adolescentes, alguns até de outros países
A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) completa no dia 29 de março, 25 anos de missão, cuidando de crianças e adolescentes com câncer de todo o Mato Grosso do Sul e até de outros estados e países vizinhos, como Paraguai, Bolívia e até Venezuela.
Nesse tempo, a associação passou por muitas fases. No início, sua sede ficava na rua Sebastião Lima, mas com o aumento da procura por casas de apoio, o sonho que começou pelas mãos de Mirian Comparim Correa precisou de um lar maior. Por isso, em 18 de dezembro de 2001, a AACC/MS mudou-se para sua sede atual, na avenida Ernesto Geisel, que tem capacidade para receber 52 crianças e adolescentes e suas acompanhantes.
De lá para cá, mais de 3 mil beneficiados passaram pela AACC/MS. Um deles foi o estudante Nicolas Angelo Roland dos Santos, curado em 2021. Dos dias difíceis de tratamento, o que ficou para o estudante de 16 anos foi o carinho . “Era onde eu tinha conforto e ainda podia brincar e me divertir. Ali, eu me distraía e nunca pensava no hospital ou no tratamento. A AACC/MS foi fundamental para eu poder me curar”, contou. Sua mãe, a professora Angélica Escobar conta que o filho foi amparado por 10 anos pela AACC/MS. “Essa casa nos acolheu no momento mais difícil, tornando mais leve os nossos dias. Chegamos aqui e tudo era colorido, limpo, organizado, com profissionais excelentes que faziam de tudo para a gente ter o melhor dia possível.”
A estudante Luana Tamara Ayala Agueleira veio de longe para realizar seu tratamento contra o câncer. De Ji-Paraná (RO), ela encontrou, junto de sua mãe, cuidado e carinho na AACC/MS. Dos dias de tratamento, que começou em 2014, ficou o otimismo. Ela conta que, no tempo em que esteve hospedada na Casa de Apoio aprendeu que era possível sorrir todos os dias, apesar das dificuldades. “Levo esse sorriso no rosto para o resto da vida. A AACC/MS, para mim, significa amor, cuidado, alegria, esperança, fé, amizades, tudo e mais um pouco”, pontua. Luana já está fora de tratamento há nove anos.
Caminho da cura – Desde 2019, as crianças e adolescentes da AACC/MS têm um novo marco em sua jornada: tocar o Sino da Vitória. A cerimônia é reservada aos assistidos que, após anos de tratamento, finalmente recebem alta e encontram a cura. A primeira a tocar o sino foi a Regivany Oliveira. Ela conta que a AACC/MS foi fundamental durante todo o seu tratamento. “Estou bem hoje por causa da instituição e de todas as pessoas que estiveram lá para me ajudar. Sem elas, eu acredito que não teria sobrevivido”.
Até hoje o Sino da Vitória foi tocado por mais de 20 crianças e adolescentes. Suas badaladas enchem os corredores da Casa de Apoio de esperança e renovam a fé das famílias que esperam pela cura de seus filhos. Para a presidente e fundadora da instituição, ouvir o toque desse sino é especial. “Em 25 anos presidindo a AACC/MS, posso dizer que cada criança que toca o Sino da Vitória é um sinal de que a nossa missão está sendo cumprida com excelência, estamos a todo momento em busca de qualidade no atendimento às famílias, ciente de que tudo que está a nosso alcance é feito e sempre nos capacitando para buscar o melhor caminho para a cura.”
De 1998 a 2023, mais de 3 mil crianças já passaram pela AACC/MS. Apenas em 2022, a instituição acolheu 277 crianças, delas 73 eram novos casos. Todas elas, junto de uma acompanhante do sexo feminino, recebem cinco refeições diárias, hospedagens, itens de higiene e também acompanhamento com nutricionista e psicóloga, atividades ludopedagógicas e outros. Além de todo esse cuidado, a AACC/MS ainda cobre exames e medicamentos não disponibilizados pelo SUS.
A AACC/MS também promove aos seus beneficiados diversos projetos como a Horta Natural e Terapêutica, Vem Cuidar de Mim, Transformando a Dor, Acolhida, Espaço Bem Estar, entre outros. Além disso, dá suporte para as famílias enlutadas, mostrando que o cuidado se estende às mais diversas fases.
Todo esse suporte de qualidade oferecido pela equipe multiprofissional só é possível devido ao apoio da sociedade, que confia e abraça a causa do combate ao câncer infantojuvenil.
Para conhecer melhor a AACC/MS, basta acessar www.aacc-ms.org.br