Há mais de 20 anos, AACC/MS contribui com o índice de cura do câncer infantil no estado.
Quando a Associação das Crianças com Câncer (AACC/MS) nasceu, em 1998, a taxa de cura do câncer infantojuvenil em Mato Grosso do Sul, era de apenas 10%. Em 22 anos, graças a um trabalho dedicado em parceria com o Cetohi (Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil), essa taxa subiu para 70%.
A AACC/MS é uma instituição sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos vindos de todas as cidades de Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas, com direito a uma acompanhante. A eles são oferecidos todo o apoio necessário para o tratamento. Na Casa de Apoio, estão garantidas sua hospedagem, cinco refeições diárias e, ainda, apoio psicológico, de nutrição e assistência social além de escolarização, atividades lúdico-pedagógicas e oficinas tanto para as crianças, quanto para as acompanhantes e ainda o transporte para exames e tratamentos em Campo Grande. No Cetohi é realizado todo o tratamento infantojuvenil oncológico. Lá, os assistidos recebem também o cuidado dos profissionais da equipe multiprofissional, que zela pela saúde física, emocional e nutricional de pacientes e seus familiares.
Para se ter uma ideia, apenas em 2019, 667 crianças e adolescentes foram assistidos, o que corresponde a 22.983 atendimentos multiprofissionais, 31.380 refeições, 6276 hospedagens em nossa Casa de Apoio. No Cetohi ocorreram 5387 consultas e 537. “A AACC/MS foi e é hoje muito importante para meu filho no apoio médico e nos acolhendo na Casa de Apoio. Sou grata, pois a AACC/MS nos oferece de tudo, como nutricionista, cozinheira, psicóloga, assistente social”, conta Delma Regina de Oliveira, mãe do assistido Ezequiel, de Corumbá.
Isso só é possível graças ao trabalho de uma equipe dedicada de colaboradores, sendo que grande parte deles é voluntária. Hoje, são cerca de 370 voluntários ativos, que trabalham na Casa de Apoio, no atendimento aos assistidos e também nos eventos realizados pela instituição.
Além disso, a AACC/MS trabalha com campanhas de conscientização e orientação quanto aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e, ainda, com capacitação de pessoal nas cidades do interior do Estado. “Nós acreditamos que o câncer infantojuvenil tem cura e, para isso, trabalhamos dia e noite. Essa é nossa missão que cumprimos com qualidade e amor”, pontua Miriam Comparin Corrêa, presidente da AACC/MS.
Para conhecer melhor o trabalho da Associação das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul, acesse www.aacc-ms.org.br ou confira as redes sociais da instituição. No Instagram, @aacc_ms e no Facebook, www.facebook.com/eusouaaccms .
Você pode ainda entrar em contato pelo telefone (67) 3322-8000, que também funciona como WhatsApp.