Imposto de Renda é ajuda valiosa para instituição que cuida de crianças com câncer em MS

Processo é simples e sem custos adicionais para o declarante 

Imposto de Renda é ajuda valiosa para instituição que cuida de crianças com câncer em MS

Quem declara o Imposto de Renda como pessoa física, no modelo completo, tem a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul. Uma das maneiras de contribuir é destinando até 3% do imposto devido para instituições filantrópicas como a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS), que desde 1998 oferece apoio a esses jovens em todo o estado.

O procedimento é simples e não custa nada ao contribuinte, além de representar uma grande ajuda para instituições como a AACC/MS por meio do Fundo para Criança e Adolescente –Município de Campo Grande.

É importante lembrar que a dedução não se aplica à pessoa que utiliza o desconto simplificado e nem para quem recolher o DARF de destinação após o dia 31/05/24 e ainda, que, o cidadão não pagará nada a mais de imposto, tampouco terá sua restituição diminuída ao fazer essa destinação. Além disso, o valor destinado será somado à restituição atualizado pela Taxa Selic ou o valor destinado será abatido do que a pessoa deveria pagar de imposto.

Quem deseja fazer a destinação para a AACC/MS, deve selecionar “Dados de Doação-Estatuto da Criança e do Adolescente- Fundo Municipal” e buscar o município  de Campo Grande no formulário.

Para validar a destinação direta para a AACC/MS, é fundamental que o declarante tome alguns cuidados. “Se a pessoa apenas seguir o processo no sistema da Receita Federal, as destinações serão direcionadas para o fundo de Campo Grande, resultando em uma contribuição menor para a instituição por meio de rateio. Para garantir que a associação receba 80% do total destinado, é necessário que a pessoa entre em contato com a AACC/MS e envie alguns documentos para assegurar essa destinação mais robusta”, explica Regina Filipini, encarregada de relações institucionais da instituição e conselheira no Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para mais informações ou orientações sobre como fazer a destinação do Imposto de Renda para a AACC/MS, basta entrar em contato pelos telefones (67) 3322-8000 ou (67) 3322-8044.

A instituição preparou também alguns links importantes. Para conferir o passo a passo para destinar parte do Imposto de Renda, basta acessar bit.ly/IR-AACCMS-2024 . Já o modelo de declaração para auxiliar na destinação está disponível em bit.ly/ModeloDestinacao_AACCMS

Ajuda valiosa –  A destinação desses recursos é vital para a continuidade e qualidade dos serviços prestados pela AACC/MS. Em 2023, a instituição atendeu 335 pacientes, serviu mais de 35 mil refeições e realizou mais de 16 mil atendimentos multiprofissionais tanto na Casa de Apoio quanto no Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil (CETOHI). 

Regina Filipini destaca o impacto significativo dessa destinação para a instituição no combate ao câncer infantojuvenil no estado de MS. “A possibilidade de utilizar esse fundo traz um respiro para a instituição que tem gastos de mais de R$315 mil reais mensais e, ainda, nos permite poder atender a essas crianças e adolescentes e suas famílias em um momento sensível, da melhor maneira possível”, pontua. 

A destinação do Imposto de Renda pode ser feita até o dia 31 de maio, mas a AACC/MS alerta que é necessário que o pagamento da guia seja feito com alguns dias de antecedência, para que o banco consiga identificá-lo.

Para mais informações ou orientações sobre como fazer a destinação do Imposto de Renda para a AACC/MS, basta entrar em contato pelos telefones (67) 3322-8000 ou (67) 3322-8044.