Exercícios ajudam no bem estar físico e emocional para quem encara fase delicada
Na Casa de Apoio da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) as crianças e adolescentes com câncer de todo o Mato Grosso do Sul são acolhidos durante seu tratamento. Neste local, elas ficam hospedadas com toda segurança e conforto, fazem refeições balanceadas, realizam atividades ludopedagógicas e também têm acompanhamento com nutricionista e psicóloga, além de muitos outros benefícios.
Essas crianças e adolescentes têm o direito de estar acompanhados pelas mães ou uma acompanhante do sexo feminino que encaram toda a rotina puxada de um tratamento de câncer. Na Casa de Apoio elas participam de diversas atividades, como oficinas de pintura e artesanato e também aprendem a realizar procedimentos estéticos simples. São atividades que têm fundo terapêutico, mas que também podem ajudar no dia a dia dessas mulheres, inclusive no que diz respeito à remuneração, uma vez que, muitas vezes, elas precisam abandonar seus trabalhos para se dedicarem aos filhos.
Mais saúde – As vidas dessas mães também podem sofrer alterações que refletem em sua qualidade de vida. Os setores de Psicologia e de Nutrição da AACC/MS detectaram que muitas delas estavam tendo ganho de peso, o que acarretou em prejuízos em sua saúde. Foi identificado que essa situação estava muito atrelada à ansiedade, por conta do momento delicado que vivem durante o tratamento de seus filhos.
Juntos, os dois setores passaram a estimular escolhas mais saudáveis para essas mães, por meio de conversas e orientações. Para que os resultados fossem ainda mais efetivos no ganho de qualidade de vida, a AACC/MS buscou ajuda da Fundação Municipal do Esporte (Funesp).
Agora elas podem também participar de atividades físicas ministradas e monitoradas por profissionais da área. Por meio do programa Movimenta Campo Grande, todas as quartas e sextas, elas participam na Casa de Apoio de aulas de exercícios funcionais. “A atividade foi solicitada à Funesp visando o bem estar físico e também emocional das mães”, afirma Rozenilda Barbosa, psicóloga da AACC/MS.
Durante as aulas, o agente social de esporte e lazer Fabiano Larrea traz uma sequência de exercícios que podem ser realizados por todas as participantes, independente de idade e familiaridade com atividade física. A ideia, segundo ele, é que essas mulheres possam ter uma melhor qualidade de vida e uma rotina mais saudável. Além disso, as aulas podem se tornar atividades dinâmicas e prazerosas. “É também um momento leve, tranquilo, para dar risada e curtir a música, enquanto se exercitam”, pontua Larrea.
As aulas de funcional para as mães da AACC/MS fazem parte do programa Movimenta Campo Grande, da Funesp. Seu objetivo é levar à população qualidade de vida, com a prática de exercícios. “Com essas parcerias, quem ganha é a própria comunidade, com saúde física e mental. Levamos atividades para todas as regiões da cidade e distritos. O Programa em 2022 realizou um número significativo de atendimentos, mais de um milhão, e para esse novo calendário esportivo queremos manter nossa qualidade de ações voltadas para o esporte e lazer de nossa cidade”, comentou Odair Serrano, diretor presidente da fundação.