Sino da Vitória marca a chegada da cura e renova a esperança durante tratamento contra câncer

Em 2021, dez pacientes protagonizaram esse momento especial na AACC/MS e no CETOHI

 

Desde 2019, os assistidos da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul (AACC/MS) têm um novo marco em sua jornada de cura: tocar o Sino da Vitória. A cerimônia é reservada aos assistidos que, após anos de tratamento, finalmente recebem alta e encontram a cura.

 

Só em 2021, 10 pacientes protagonizaram esse momento. São dois os sinos instalados: um na Casa de Apoio da AACC/MS e outro no CETOHI (Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil), local onde as crianças e adolescentes vindos de todo o Mato Grosso do Sul e até de alguns países vizinhos passam pelo tratamento contra o câncer. Na parede, uma mensagem de fé ao lado do sino fecha um ciclo para quem está finalmente curado e motiva também os assistidos e as famílias que ainda estão lutando nessa batalha: “A cada cura, uma badalada. A cada dia, esperança renovada.”

 

Wilfrido Davi, de 20 anos, desde 2013, tratava um tumor maligno no antebraço direito. Em 2021, recebeu alta e, ao lado da mãe, tocou o sino na Casa de Apoio da AACC/MS, espalhando esperança por todos os corredores e aos assistidos e às mães presentes. Ele deixou um recado, na ocasião:  “É importante a gente se convencer que cada dia que passa é uma vitória a mais. Confiem em um futuro em que você possa dizer: Eu venci, agora é hora de recomeçar novamente com uma nova história.”

 

Também em 2021, Elias Antônio Alvarenga, de 19 anos tocou o sino e emocionou quem participou da cerimônia. Sua mãe, Sheila, relembrou os momentos difíceis que viveram, mas reforçou que as famílias não devem desistir. “Só quem passa por essa situação sabe como é difícil. Mas uma coisa eu digo para vocês que estão na luta, é preciso ter fé e muita força. Acreditem, o câncer infantojuvenil tem cura. Tem que acreditar!”, pontuou.

 

Para Rosângela Machado Barros, coordenadora de assistência do beneficiário da AACC/MS, o Sino da Vitória dá início a um novo ciclo de vida aos assistidos, aos seus familiares e, também emociona e traz um sentido de dever cumprido aos profissionais das equipes da AACC/MS e do CETOHI. “Esperamos ansiosos por esse dia, pois dividimos cada passo desse caminho, momentos do impacto do diagnóstico, do tratamento, das angústias, dos choros, das aflições, mas também choramos juntos quando a cura chega”, conta. É ela que, junto de outros integrantes da equipe, conduz a cerimônia, cujas badaladas espalham esperança por todos os cantos da Casa de Apoio e do Hospital Regional.

 

Para conferir algumas cerimônias do Sino da Vitória, basta acessar o Instagram da AACC/MS, o www.instagram.com/aacc_ms, no destaque Sino da Vitória.